Antes só do que mal acompanhado?
Parece simples demais pensar que há pessoas que estão acompanhadas simplesmente porque não conseguem se imaginar sozinhas, mas acredite, é verdade. Ao conhecer a fundo muitos casais, se pode observar que entre eles já não têm mais o amor os unindo e mesmo assim, permanecem juntos por diversos fatores.
Será que na hora de se escolher uma pessoa para ficar do seu lado é preciso avaliar quais são os fatores além dos sentimentos que possam unir vocês? Claro que sim, mas quais seriam os fatores válidos que podem nutrir os relacionamentos? As carências, a incapacidade de se ver sozinho frente à vida? Modismo? Falta de segurança para tomar atitudes por si só? Certamente, estes fatores não são o que se pode considerar como as condições que vão levar as pessoas a terem relacionamentos sadios e de crescimento pessoal porque são baseados na baixa autoestima, numa grande dependência, não na troca de amor e no bem estar causado pela presença de uma pessoa que você quer ter ao seu lado, simplesmente para viver um relacionamento sadio.
Então, ao buscar ter alguém do seu lado, como você pode detectar se esta pessoa realmente é com quem você quer ficar?
Pelo simples fato de haver entre os dois um relacionamento harmonioso, cheio de vitalidade, de entusiasmo, de vontade de ficar ao lado, de ser companheiro e querer que o outro faça parte de sua vida nos melhores momentos e nos piores também. Ou seja, não é nem por uma simples atração, muito menos por não haver melhores opções de pessoas disponíveis e sim porque racionalmente você faz as suas escolhas do que é melhor para si e também sobre a quantidade de comprometimento que você tem disposição em entregar ao seu relacionamento.
Ficar por ficar, beijar por beijar, dar amor sem recebê-lo… Será que isso não faz com que se sinta um vazio interno e uma sensação de que se está perdendo um tempo precioso que nunca mais vai voltar? Será que dá para se sentir feliz simplesmente porque você tem alguém ao seu lado e os dois estarem insatisfeitos por faltar amor na união?
Ao amar alguém, mesmo que a origem desse sentimento possa ter sido inusitada, são feitas escolhas, antes mesmo do primeiro momento em que se aproxima da pessoa até o momento em que o relacionamento se constitui. Sendo assim, você não se acha responsável pelo seu relacionamento? Será que você está com a pessoa que realmente merece ter o seu mais puro sentimento e compartilhar dos seus sucessos e realizações ou simplesmente essa vaga ao seu lado está sendo ocupada enquanto você acha que ainda não apareceu uma pessoa melhor? Isso não seria assumir uma postura de mediocridade consigo mesmo/a?
Estar sozinho/a para você é tão doloroso assim? É tão difícil aprender a ser seu melhor companheiro, aquela pessoa que não se põe para baixo, independente do quanto os outros possam te julgar errado/a e inadequado/a? O que você acha de amadurecer o amor próprio visando te abrir para que cheguem pessoas que realmente mereçam ter vivências maravilhosas com você?
Ter alguém do lado simplesmente por ter, será que basta? Será que não te faz mal? Como você se sente ao pensar em quanto tempo está com alguém que não te valoriza, que não está aberto para o que você quer construir em sua vida e nem mesmo te coloca em seus planos como prioridade? Será que essa pessoa realmente merece que você disponibilize seu tempo, seu amor, sua presença e sua atenção para ela?
Que tal se abrir para mudanças na sua área afetiva que possam interferir maravilhosamente bem em outras áreas de sua vida, tal como a sua saúde?
Para saber mais sobre esse assunto, entre em contato comigo!
Ana Carolina Reis M. Farjoun
junho 11, 2018 @ 3:31 am
Realmente é necessário fazer essa reflexão. Às vezes me parece difícil ficar comigo mesma apenas. Mas enfrentar esse medo me permitiu ver o que precisava melhorar em mim.
Somente estando equilibrada é possível ponderar o que nos faz ficar junto a outra pessoa, de forma feliz e saudável para ambos.
Realmente, antes só do que mal acompanhada!
Bruna Rafaele
junho 11, 2018 @ 12:55 pm
Oi Ana!
Você tem toda razão, se conhecer é descobrir os motivos que levam as pessoas a ficarem juntas. Isso mesmo!
Grande abraço e muito obrigada por deixar aqui registrada a sua reflexão sobre o assunto!